Notícias
13/03/2013
A Rede Municipal de Educação em 2013 contempla
nova grade curricular da pré-escola ao Ensino Fundamental II
A Secretaria Municipal de Educação iniciou seus trabalhos com o olhar atento às necessidades da rede municipal de educação. Para tanto, mesmo neste início as mudanças já compõem as ações desta gestão. As aulas iniciaram com as novas grades curriculares em cada segmento, chamando atenção de toda a comunidade escolar para as mudanças. Estas aulas são ministradas por professores específicos de cada área.
Na Educação Infantil, foram inseridas três disciplinas importantes. A disciplina Literatura Infantil tem como objetivo o desenvolvimento da linguagem e do repertório oral, abordando a contação de histórias, com títulos apropriados a cada faixa etária. Nas aulas de Inglês, o objetivo é o aprendizado da língua, por meio de aulas diversificadas, lúdicas, onde o aluno terá contato com o idioma priorizando o crescimento e desenvolvimento. A Educação Física tem como objetivo a possibilidade de proporcionar às crianças a diversidade de experiências com o próprio corpo, enfrentando desafios, descobrindo seus limites, oportunizando o desenvolvimento psicomotor e emocional essenciais para a formação global.
No Ensino Fundamental I, atualmente as aulas de Arte são desenvolvidas por professores específicos na área, com o objetivo de promover a estimulação de aptidões artísticas, desenvolver percepções visuais do mundo que vivemos, promovendo a capacidade de diferenciar figuras, simetrias, construções, equilíbrio entre cores e sintonias. A administração atual acredita que a formação específica possibilita que o professor ministre este estudo de maneira direta e própria.
A disciplina de Leitura e Produção de Texto inserida na grade curricular do Ensino Fundamental II oportuniza o desenvolvimento de habilidades e competências extremamente necessárias para a independência intelectual, comunicação e interpretação de registros. Sendo assim, este trabalho trará ainda mais avanços nas Avaliações externas contempladas periodicamente.