01/11/2016

Projeto: A Caminho do 6º Ano: Uma Transição de Sucesso

Durante o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou o projeto: "A Caminho do 6º Ano: Uma Transição de Sucesso".

Sabemos que a passagem para o 6º Ano do Ensino Fundamental II é marcada por uma série de mudanças que representam grandes desafios para o aluno. Mais professores, novas disciplinas, conteúdos mais complexos e aprofundados e, para muitos, uma nova escola. Tudo isso somado à entrada na adolescência.

Neste contexto, o referido projeto ressalta a importância do papel da escola e dos pais como coadjuvantes importantes deste processo de transição, que devem apoiar os adolescentes num caminho de conquista de autonomia.

Desta forma, os alunos do 5º Ano realizaram visitas nas unidades escolares do Ensino Fundamental II e participaram de momentos de orientações e esclarecimentos sobre a nova etapa escolar.

Os pais também receberam orientações a fim de compreender as mudanças que os filhos terão no plano físico, afetivo e social e a importância de firmarem parceria com a escola neste momento.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura acredita que estas atividades de adaptação aos alunos do 6º Ano diminuem os impactos da transição e contribuem para o avanço escolar dos educandos.